quarta-feira, dezembro 21, 2005

Coisas de fim de ano

O fim do ano se aproxima e vejo um monte de situações se repetirem. Desde a correria do Natal, passando pelas viagens do meu pai (senti falta disto!), até a correria do vestibular.

Posso dizer que 2005 foi um ano legal. Fiz coisas interessantes, conheci gente maravilhosa e me apaixonei novamante. Platonicamante, eu digo.

No mais, um Feliz Natal. Viajo amanhã para a casa da minha tia, onde jogarei muito video game com os meus primos e me empanturrarei de comida no dia 25.

Só de pensar no pudim e na rabanada que minha mãe faz, já fico com água na boca...

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Maratona Cinematográfica

Algumas semanas atrás, tive uma tremenda surpresa. Minha irmã ganhou um aparelho de DVD. Poxa, fiquei feliz da vida, nos ansiavamos há muito tempo por um aqui em casa.

Opa! Por que eu falo de futilidades agora? Será que tornei-me uma "patricinha"?

Não mesmo, senhoras e senhores, não mesmo. No início, uma das propostas deste blog era também falar sobre filmes. Filmes interessantes, não aquelas porcarias as quais Hollywood tenta nos empurrar. Pois é, vi uma penca deles, após a chegada deste maravilhoso aparelhinho por estas bandas.

Aí vai a lista, com comentários sobre cada filme que vi até agora.


1. Nascido para Matar

Já vira o filme na tv, no início do ano. Aproveitei para revê-lo, com o som original e sem aqueles intervalos enormas do SBT. Um bom filme de guerra, a parte do treinamento é sensacional. Acho que a narrativa cai um pouquinho nas cenas no Vietnã, mas nada que comprometa o filme. Destaco a excelente fotografia (Stanley Kubric SEMPRE caprichava na fotografia dos filmes dele) e para a cara de "maluco-retardado-psicopata" do Vincent D'Onofrio, principalmente na clássica cena do banheiro.


2. Butch Cassidy and Sundance Kid

Filme de faroeste maneiro. Esse é daqueles filmes que você torcce para os bandidos, quem viu sabe o por quê. Tem Paul Newman e Robert Redford em boas interpretações, uma história muito interessante e uma excelente trilha sonora, vencedora do Oscar. Lembram de "Raindrops Keep Falling On My Head"? Sim!!! Ela pertence a trilha sonora deste filme.

E qualquer semelhança entre os finais de "Butch Cassidy" e "Thelma e Louise" é mera coincidência.


3. Menina de Ouro

O vencedor do Oscar deste ano. E com louvores, pois o filme é muito bom. Direção caprichada do Clint Eastwood e uma ótima interpretação da Hilary Swank (não existe como não torcer por ela!). Para quem não viu, recomendo.


4. Juventude Transviada

Clássico da década de 50. Um dos primeiros filmes do James Dean, mas não é o melhor filme dele. A história é simples, mas boa. Também tem Natalie Wood no elenco, no primeiro filme dela.

Detalhe: por que os malditos tradutores não traduziram o nome do filme da maneira correta? Dava, poxa!(En inglês: "Rebel Without a Case". Tradução em português: "Rebelde Sem Causa".) O título ficava bem menos brega!


5. O Poderoso Chefão

"Aleluia, Aleluia, Aleluia!"

Finalmente, eu vi!!!!! Eu vi!!!! E amei!!!!

Excelente, excede as espectativas, maravilhoso, sensacional, bom pra cacete e odônico!

Merecidíssimo Oscar de Melhor Filme. Marlon Brando está PERFEITO como Don Vito Corleone. Robert Duvall, James Caan e Al Pacino (lindo!) mandando muito bem em seus respectivos papéis.

O roteiro é muito bem escrito, a história prende o expectador do início ao fim. Me impressiona a transformação do Michael Corleone (Al Pacino); de um filho que não ligava muito para os negócios da família para um perfeito mafioso.

Pretendo assistir as sequências, é claro!


6. Dia de Treinamento

Bom filme policial. Destaco as atuações do Denzel Washington e Ethan Hawke. Aliás, o filme é o Denzel Washington.
Detalhe: os rappers Snoopy Doog e Dr. Dre, mais a cantora Macy Grey fazem pontas neste filme.


7. 21 Gramas

Aluguei este filme com o seguinte pensamento: "duvido que seja isso tudo o qual as pessoas falam". Me refiro às críticas positivas as quais o filme recebeu. Nos 20 primeiros minutos, eu achava o filme ruim. Ora, 10 minutos depois, eu já pensava: "até que não é uma bomba, agüento mais uma hora e meia de filme".

Uma hora e meia depois, o veredicto; 21 Gramas é um filme excelente! E grande foi minha surpresa em saber que o diretor dele era o Alejandro Gonzales Iñarritu. Ele dirigiu um dos filmes mais legais que eu já vi, Amores Brutos.

No elenco, as ótimas interpretações de Naomi Watts, Sean Penn e Benicio Del Toro.


8. Estrada Para Perdição

Filme legal, baseado numa graphic novel. Tem Tom Hanks como um bandido boa praça e o Paul Newman como o chefe de máfia mais legal do mundo.


9. Platoon

Finalmente eu vi! Eu vi! Eu vi!

Explico: todas as vezes quando o filme passava na tv, sempre acontecia alguma coisa. Eu dormia, ou tinha que estudar, ou esquecia da hora do filme. Resultado: fui durante certo tempo motivo de piada, aqui em casa, por nunca ver Platoon.

Porém, o jejum acabou! Aluguei o dvd e digo que vi um dos melhores filmes sobre a Guerra do Vietnã. Grande roteiro e grande direção do Oliver Stone. O elenco, na época, era de atores desconhecidos do público e é um dos grandes trunfos do filme.


10. Casablanca

Agora posso usar minha camiseta com orgulho! E amei a seqüência do avião!

Um filme lindo! Eu torci para o Rick ficar com a Ilsa, eu torci para ela e o Laszlo saírem do Marrocos e eu torci para os nazistas se darem mal.

Eu me identifiquei com o Rick. É preciso muita coragem para abdicar-se de algo o qual se ama em nome de um bem maior. Acho que foi uma espécie de mensagem para mim.

E entendi o por quê de todos os grandes romances terem alguma relação (seja qual for) com Paris.


Ainda vi mais filmes. Mas isto fica para outro post.